1. A primeira tarefa será montar os grupos de trabalho (duplas ou trios) .
2. Escolhida a dupla, planejem uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos nas duas semanas anteriores. Alguns exemplos de atividade podem ser:
- criação de páginas pessoais com links para coisas que tenham interesse na Internet,
- navegação e pesquisa na Internet,
- criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas produzidas por duplas ou trios de estudantes
3. Descrevam a atividade com tanto detalhe quanto possível, coloquem em um texto , publique no seu blog e, mais tarde, na área de troca (na Biblioteca: tema Atividade 2.6, subtema “Planejando Atividade com Hipertexto) .
Pontos a observar ao planejar a atividade e que devem constar do planejamento:
- objetivos de aprendizagem (ao completar a atividade o aluno deverá ser capaz de....), isto é listar
- o que pretende que os alunos venham a ser capazes de fazer após a atividade ou venham a saber após a atividade.
- As etapas das atividades devem ser claramente definidas.
- Identificação e listagem dos recursos necessários. Eles estão disponíveis para serem usados?
- Quais os pré-requisitos em termos de competências e conhecimentos dos alunos?
- Formas de avaliação: como verificarão se a atividade atingiu seu objetivo?
4. Em seguida, cada grupo analisa o trabalho de uma outra dupla, para, não só fazer sugestões que possam melhorar ou ampliar a atividade planejada, como para ter mais elementos e idéias que ampliem a sua. Você e seu(s) colega(s) de grupo podem e devem conversar sobre a atividade, mas não deixem de fazer comentários por escrito no texto que forem analisar.
5. De posse dos comentários dos colegas, cada grupo deve dar uma forma final ao que planejou.
6. O trabalho de seu grupo será levado para o próximo encontro presencial para ser discutido por todos, aperfeiçoado coletivamente e, por fim, experimentado concretamente com seus alunos na semana seguinte.
7. Não se esqueça de incluir na sua página inicial do portfólio (criado na atividade anterior) uma referência a esse planejamento e um link para ele. Lembre-se de que cada coisa nova que produzir deverá ter referência no portfólio. É por meio dele que o formador poderá acompanhar seu trabalho e fazer suas avaliações para auxiliá-lo em sua caminhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário