segunda-feira, 6 de abril de 2009

ATIVIDADE 6 - Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia

  1. Assista ao vídeo que aborda os usos da tecnologia na educação e destaque os pontos levantados da sua observação.
  2. Selecione o item Diário de Bordo.
  3. Selecione seu nome na listagem.
  4. Escreva sua reflexão sobre a observação feita no espaço próprio
    do
    Diário de Bordo.


13 comentários:

  1. Considerando que a sociedade atual super valoriza a utilização dos recursos tecnológicos, sobretudo os meios de comunicação de massa, e a Influência que estes exercem sobre todos os homens, a educação não pode ignorar sua presença e colocá-lo a margem do processo educacional, mas precisa utilizá-lo em benefício do enriquecimento do processo ensino aprendizagem.
    A formação e a atuação de professores para o uso das tecnologias na Educação é um processo que inter relaciona o domínio dos recursos tecnológicos com a ação pedagógica e com os conhecimentos teóricos necessários para refletir, compreender e transformar esta ação.
    A tecnologia na educação é uma ótima ferramenta para enriquecer aulas, bem como para desenvolver habilidades. Um dos grandes desafios que se apresentam para os educadores é o de escolher entre tantos recursos disponíveis, aqueles que melhor se ajustem aos seus propósitos educacionais. Como conjugar os interesses dos alunos com os programas curriculares e com os meios existentes é sem dúvida uma questão importante colocada para a Educação contemporânea. A resposta não é, certamente, única e nem definitiva e fica a depender da forma como se estruturam as salas de aula, as escolas e como os diferentes meios são introduzidos nesse processo.

    ResponderExcluir
  2. Foram utilizados pelos alunos diversas ferramentas tecnológicas como ; TV, vúdeo,computadores,netbooks,microfones, filmadora e datashow,que com toda certeza enriquecerão e facilitarão a prendizagem pois desenvolverão habilidades que atenderão ás necessidades demandas da escola.
    Porém, não há como negar que estes recursos não terão o resultado esperado caso se não estiverem lado a lado com anotações, criações e recursos simples como lápis, caderno e livro.
    Cabe ao professor saber de que forma e em que quantidade utilizar estes e aqueles.
    sinto que não há mais volta. Ou o professor se adpta e torma sua aula mais dinâmica e interessante ou ele mesmo acabará por desistir.

    ResponderExcluir
  3. Pude observar neste vídeo, que a tecnologia assume papel relevante no processo ensino e aprendizagem quando mediado pelo professor, de forma criativa, pois sabemos que a máquina por si só não tem sentido no contexto educacional se não houver a ação efetiva do professor, no sentido de orientar, interagir e dar funcionalidade a sua utilização

    ResponderExcluir
  4. Observei que a escola se beneficia com as novas tecnologias quando usadas de forma adequada, atendendo as necessidades e realidade do aluno.Não basta o professor ter habilidades para lidar com as mídias, é preciso que ele tenha criatividade e sensibilidade para integrá-las ao processo educativo.

    ResponderExcluir
  5. Haja vista que estamos vivendo em um mundo cada vez mais veloz no sentido da transmissão de informações, podemos perceber que os meios tecnológicos são as grandes ferramentas que professores e alunos podem utilizar a fim de acompanhar a velocidade das informações. T.V., DVD, computdores, internet, rádio, programas etc., estão nas mãos dos professores, porém estes têm que se habituar com as tecnologias primeiro, para, então, levá-las aos alunos como meio de aprendizagem e transmissão de informação.

    ResponderExcluir
  6. A tecnologia na educação é uma ótima ferramenta para enriquecer nossas aulas, bem como para desenvolver habilidades. É uma aliada valiosa no processo ensino-aprendizagem. Estimula e oferece muitas opções de ampliação dos conhecimentos. Nós, professores, precisamos estar preparados para identificar as potencialidades de aplicação desses recursos na prática pedagógica e utilizá-los ao máximo em benefício da aprendizagem do aluno. Quando você aprende a utilizá-los, descobre como suas aulas podem ser mais interessantes e enriquecedoras para os alunos. São ferramentas que nos auxiliam e estimulam nossas aulas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O interessante desse vídeo é que com toda a tecnologia à disposição, não foram rejeitados à biblioteca, à escrita manuscrita, pois uma coisa não anula a outra. Tudo se encaixa de maneira perfeita sem detrimento de um ou de outro. Quando integramos todos os recursos seja ele tecnológico ou não, o produto é o conhecimento.

    ResponderExcluir
  9. Os recursos tecnológicos integrados com instrumentos há muito conhecidos por nossos alunos, funcionam de maneira eficaz no processo de aprendizagem. O que importa é o método como são utilizados. As tecnologias só vêm complementar e são essenciais hoje, não só na educação. A Escola atual tem a sua disposição esses recursos, e é preciso ser parte atuante desse processo de diversificação do uso de tecnologias, envolvendo o aluno e despertando nele o interesse pelo conhecimento. O professor é a chave para abrir esse caminho na Escola. Ele tem a responsabilidade de capacitar-se e atualizar-se a fim de tornar possível essa integração tecnologia x escola, e, dessa forma, contribuir para o aumento da qualidade da Educação.

    ResponderExcluir
  10. professora sandra.
    A tecnologia traz para educação uma mudança
    quebrando paradigma levando o educador junto ao educando buscar,enovar a busca pelo conhecimento,assim mudando com mais facilidade a realidade social,mas ainda enfatizamos que o professor é que faz elo entre a tecnologia e saber a ser perpassado

    ResponderExcluir
  11. professora sandra.
    A tecnologia traz para educação uma mudança
    quebrando paradigma levando o educador junto ao educando buscar,enovar a busca pelo conhecimento,assim mudando com mais facilidade a realidade social,mas ainda enfatizamos que o professor é que faz elo entre a tecnologia e saber a ser perpassado

    ResponderExcluir
  12. O vídeo é um convite a trabalhos diversificados,a forma de se trabalhar integrando as mídias foi imprescendível, os professores estimulando seus alunos a aprender, a buscar, a selecionar, a resgistrar e divulgar seus conhecimentos.É importante que os professores domine as técnicas, mas isso não basta, pois é preciso que ele saiba orientar seus educandos, que muitas vezes usa as tecnologias de forma incorreta, é preciso orientá-los a trabalhos em equipe, pois hoje se faz necessário esse trabalho em conjunto.

    ResponderExcluir
  13. Quando paramos e observamos que a tecnologia está presente diariamente nas escolas, nas universidades e em outros setores da educação. Observamos que os alunos estão muitos mais informados em relação ao mundo tecnológico e ai vem à pergunta. Será que os professores estão verdadeiramente preparados para tais transformações e conteúdo suficiente para debater com seus alunos em sala de aula? Eu respondo o seguinte: Os professores estão se adaptando para trabalharem com essa ferramenta, que muito ajuda seu trabalho, é muito pratico passar conteúdos através do uso da tecnologia e assim trabalhar o coletivo com seus alunos. Vídeo faz uma series de perguntas: onde podemos fazer uma análise e buscar respostas para tais perguntas. Vai ai um recado para os professores. “Vamos fazer da tecnologia um instrumento de trabalho assim estaremos preparados para encaramos nossos alunos com todo conhecimento a repassar e aprender com eles”.

    ResponderExcluir