Conheça uma experiência didática
com o uso de recursos tecnológicos
envolvendo conteúdos curriculares.
com o uso de recursos tecnológicos
envolvendo conteúdos curriculares.
Orientação didática:
2. Selecionar no item “Sugestões de aulas” um exemplo relacionado à sua área de atuação.
3. Analisar o exemplo destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possa tornar-se referência para sua prática pedagógica.
4. Elaborar no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento
envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para
colocar em ação posteriormente.
5. Salvar o documento atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.
Por exemplo: para esta atividade realizada pelo Renato Bastos, o nome do arquivo será ativ-5_renatob
Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O
traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
6. Postar o arquivo desta atividade no seu blog com o título ATIVIDADE 5 e, posteriormente, no ambiente do curso, em Biblioteca / Material do Aluno, tema Atividade 1.5, subtema Experiência_Sugestões de aulas.
7. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, para conhecer suas reflexões e relatos.
“Meu nome, meu mundo”
ResponderExcluirALMEIDA DOS SANTOS, Marcos Henrique - Universidade Federal do Pará - 05/11/2008
Áreas do conhecimento envolvidas:Língua Portuguesa, língua oral, valores, normas e atitudes.Síntese:As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe. Os três pilares básicos da alfabetização são: oralidade, leitura e escrita e por isso, devem estar interligados desde o primeiro dia de aula. Diante disto, torna-se necessário que se desenvolva em sala de aula atividades que promovam a socialização da turma através do trabalho com os nomes, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome. Então, é primordial que o trabalho com o nome se inicie num primeiro momento do processo de alfabetização da criança e se estenda por um período de dois meses, podendo ser prolongado conforme a necessidade da turma.Recursos:Textos, papel cartão, lápis de cor, bingo, palavra cruzada, quebra cabeça, alfabeto, certidão de nascimento, internet (pesquisa história dos nomes).Avaliação:Através de observação e registro diário dos avanços de cada aluno na construção da escrita do nome, bem como no reconhecimento de outros nomes e outras palavras.Análise das produções de escrita individuais e coletivas, que abordam o tema trabalhado.
Cladograma _ A árvore da vida
ResponderExcluirAutor:Franciscati da Silva,Caio Samuel
Coautor _ Lavagnini Carmona,Taís
18/12/2008
Àreas de conhecimento-
Biologia(genética e evolução), Ciências(7º ano),Filosofia ,Inglês, Português ( derivados, sufixos e prefixos)e Temas Transversais, tais como: Sexualidade,Ètica, Diversidade Ètnica,Valores atitudinais como respeito á outras opiniões, saber ouvir, etc
Síntese:
A sugestão mostrou-me uma maneira bem mais lógica, simples e fácil de fazer o aluno entender a evolução dos seres vivos através da construção de cladogramas.
A utilização de desenhos de gatos e outros animais ou plantas em que se vai colocando aos pucos cada característica, facilita o entendimento da Origem e Evolução da vida no nosso planeta.
Recursos: Simples e fácil - papéis para desenho e lápis de cor(optativo), quadro negro, pesquisas na NET
Avaliação;
Devido ao caráter dialógico do assunto, certamente , poder-seá avaliar nos debates e seminários em classe quem se aprofundou mais ou menos no tema.
Esta avaliação deverá ser contínua pois o processo é longo.
Dentro do trabalho em grupo também poder-se-á observar as mudanças de opiniões, atitudes e comportamentos.
Pode-se também avaliar a maneira com que o aluno se apropiou dos conteúdos abordados através de exercícios e dinãmicas de construção de cladogramas .
Uma outra opção é pedir que os alunos façam um relato em grupo ou individual sobre o que lhes chamous mais atenção na temática abordada
Projeto: VIAJANDO NA HISTÓRIA NARRADA
ResponderExcluirPúblico Alvo: Ensino Fundamental Inicial
Autora: Lívia Raposo Bardy
Co-Autor: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
20/04/2009 - SP
Conhecimentos prévios: Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou na sala de aula, pois o recurso utilizado é um áudio que poderá ser salvo em CD e transmitido em aparelho de rádio!
Avaliação: Embora já tivesse acessado o site portal do professor, ainda não o tinha explorado suficientemente a ponto de perceber o quanto é interessante e como pode ser útil a todos nós. O link “sugestão de aulas” então é demais. Quantas super dicas...
Sempre gostei de trabalhar produção de textos com as minhas crianças, procurando desenvolver nelas não só o interesse pelos livros, quanto a criatividade. Por este motivo escolhi este projeto, que em minha opinião poderia durar mais que duas aulas, já que poderia ser trabalhado de forma interdisciplinar, com atividades de matemática, ciências, enfim... assim como ampliar os recursos tecnológicos utilizados, onde seriam tb exibidos DVDs, pesquisas na NET, desenhos no paint, editores de texto e outros.
PROJETO: AS MÍDIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
ResponderExcluirPÚBLICO ALVO: EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO
AUTORA: NUBEA RODRIGUES XAVIER
OBJETIVO: ANALISAR CRITICAMENTE NARRATIVAS FÍLMICAS, REALIZAR AUTO-ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA INGLESA DE FORMA CRÍTICA E MAIS CRIATIVA, APRENDER ATRAVÉS DAS MÍDIAS E MULTIMÍDIAS OS CONTEÚDOS DE LÍNGUA INGLESA.
DESCRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO: AS ATIVIDADES PODEM SER ADEQUADAS DE ACORDO COM O QUANTITATIVO DE CONTEÚDOS A SEREM INSERIDOS NA UTILIZAÇÃO DAS VELHAS E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. PODE-SE ELABORAR APENAS PARA UMA ÚNICA AULA DE 50 MINUTOS OU AINDA PARA TODO UM BIMESTRE, OCORRENDO DE ACORDO COM A CRIATIVIDADE E ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS.
CONHECIMENTO PRÉVIO: Vocabulário e leitura acerca dos temas propostos pelo professor.
ESTRATÉGIA E RECURSOS DA AULA: A motivação dos alunos de ensino médio, na disciplina de língua inglesa, deverá ser uma constante para a prática pedagógica do professor. Cabendo a ele, buscar estratégias de ensino que envolvam e interajam os alunos em um aprendizado efetivo e crítico. Para isso, temos que utilizarmos recursos que façam parte do cotidiano dos alunos, como as velhas e as novas tecnologias de informação e comunicação. Uma sugestão é a utilização de narrativas fílmica, que despertam maior interesse dos alunos. A narrativa Pay it forward (corrente do bem) oferece inúmeras possibilidades e construção de atividades interessante relacionadas ao tema de comportamento humano, violência, racismo, valorização humana, voluntariado e cidadania. Inicialmente, pode-se fazer uma análise crítica com os alunos, pedindo que anotem todas as palavras ou frases que estejam relacionadas com a valorização humana. Em grupo ou individualmente, deverão criar frases ou redações que tenham relação com a narrativa, pode-se utilizar a frase feita pelo personagem do filme, o professor de Estudos Sociais Eugene Simonet (Kevin Spacey): o que você espera do mundo? Os alunos poderão realizar essas compositions (redações) ou as frases no acessório de desenho, criando uma corrente em que deva aparecer palavras relacionadas ao tema proposto. Após essa atividade, sugerir que busquem vídeos ou músicas, através do acesso a internet, que tenham relação com a narrativa fílmica. O professor também, poderá elaborar atividades interdisciplinares, anexando nos murais da escola, ações ou novas atitudes (em inglês e em português) que venham possibilitar a realização de uma corrente do bem. Ao envolver outras disciplinas, cria-se a possibilidade de realizar uma ação voluntária na escola, incitando assim, o espírito de cidadania no grupo envolvido. Com o computador , máquina digital e o acesso a internet, os alunos podem elaborar slides, com fotos (retiradas por eles ou da internet) de mensagens elaboradas pelo grupo para ser apresentadas em forma de seminário ao restante da equipe envolvida. Além dessa atividade, pode-se também pedir que busquem através do www.youtube.com.br vídeos ou ainda músicas relacionadas ao tema proposto.
Enfim, o professor tem a possibilidade de criar inúmeras atividades, através das velhas e novas tecnologias, que despertem o interesse pela língua inglesa e pelo estado crítico e cidadão de seus alunos.
Nome do programa: O que é efeito estufa? http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html
ResponderExcluirhttp://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./carbono/index.html&conteudo=./carbono/artigos/efeitoestufa.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/12645/zip/Efeito%20estufa/Efeito_estufa.htm
http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima08.htm
http://www.geocities.com/Augusta/7135/estufaconsequ.htm
Áreas do conhecimento envolvidas:Ciências Naturais
Autor:Lívia Raposo Bardy
Co-autores: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Descrição: Na minha opinião seria necessário um conhecimento prévio do assunto sim. Antes de solicitar aos alunos que falem sobre efeito estufa seria bom realizar uma experiência simples feita com dois copos de água; papel alumínio; caixa de sapatos; tesoura e filem plástico. Essa experiência está bem descrita no site: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/14_experiencia_efeito_estufa/14_experiencia_efeito_estufa.shtml
Para a partir daí questiona-los sobre o assunto.
Os sites utilizados como recursos tecnlógicos são bons porém a principal animação que deveria demonstrar como o calor fica preso deixa um pouco desejar. Deveria dar uma dimensão maior do fenômeno. Pela quantidade de textos deveria ter um número maior de aulas. São muitos conceitos a serem assimilados. Além da avaliação da participação dos alunos que é muito importante, poderia ser solicitado um relatório com as questões mais relavantes do efeito estufa, ou seja, o que é? Causas? Consequências?
É bom que o professor deixe que o aluno tenha autonomia com relação ao trabalho, ou seja, é pedido aos alunos que apresentem as consequências do efeito estufa para Terra e para nós seres humanos enquanto habitantes de planeta.
Aula :Resolução de equações do 1º grau
ResponderExcluirAutor: Carlos Alberto Jesus de Oliveira
Conhecimento prévio: Cálculo algébrico.
Recursos utilizados: http//objetoseducacionais2.mec.gov.br
http//pessoal.sercomtel.com.br.matematica.fundamental
http//nlvm.usu.edu/en/nav/frame
http//crv.educacao.mg.gov.br
Na minha opinião a aula está bem estruturada, as atividades propostas são divertidas e criativas, possibilitando ao aluno vivenciar a resoluçao prática de uma situação problema de forma bastante prazeirosa. A avaliação proposta permite ao professor observar o aluno em um ambiente menos tenso que a prova tradicional, o que é mito positivo.