segunda-feira, 6 de abril de 2009

ATIVIDADE 7 - Pesquisando sobre o trabalho por projeto



O tema "Trabalho por projeto" vem sendo estudado e discutido de forma bastante ampla no contexto educacional. A proposta desta atividade é que seja feita uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos, para que possamos fazer um estudo mais aprofundando, uma vez que este tema estará permeando todas as unidades do curso.



Orientação didática:

1. Fazer uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto, realizada no contexto da
escola. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet ou contato (entrevistas, observação, leitura de artigos
ou livros) com professores;
2. Considerar nesta pesquisa algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros;
3. Organizar e documentar as informações pesquisadas elaborar uma análise sobre os dados pesquisados, usando o editor de textos.
4. Salvar o documento atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.
5. Postar o arquivo desta atividade no seu blog e, posteriormente, na Biblioteca/Material do Aluno, tema Atividade 1.7, subtema “Pesquisa_Projeto”.
6. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas para conhecer suas reflexões e relatos.

3 comentários:

  1. atualmente o trabalho por projetos é o mais significativo.
    Em um projeto, grande parte da escola, senão toda ela, participa ativamente .
    Como todo projeto é ´dinâmico,dá-se a oportunidade de valiação constante, o que faz com que se possa adicionar ou retirar várias etapas , aprendendo com nosssos erros e acertos.
    Além disso quando se participa de um projeto,a gemte se sente parte de um todo e isso faz com que nos sintamos responsáveis pelo sucesso de projeto.
    Em um projeto ,várias habilidades e competências são geradas , através da perquisa do tema, da criatividade, da persistência, da curiosidade, etc. Daí, o crescimento dos alunos e tanbém do professor.

    ResponderExcluir
  2. O ptojeto !A Paz é agente que faz", como o próprio nome dis tem como tema central a não violência nas escolas.
    São muitos os conteúdos curriculares envolvidos, visto que todos os professores da escola estão participando e consequentemente os 850 alunos da escola fazem parte do projeto.
    Já foram utilizados TV e vídeos como : "A corrente do bem" e " A vida é bela".
    Os alunos confeccionam frases no computador que são distribuídas por toda a escola sobre vários assuntos que levam á Paz , tais como: bulling, auto estima, anorexia e bulinia, Deus, sexualidade, alteridade, boas maneiras , etc.
    O data show também está sendo utilizado para apresentações em PPs de mensagens positivas com porterior comentários no editor de textos na sala de informática.
    Os alunos estão aprendendo a criar um curta usando a máquina de fimar da escola para apresentação em junho.
    O projeto será desenvolvido durante todo o ano.
    Os alunos estão bastante animados e esperamos poder observar uma grande mudança de comportamento na escola.

    ResponderExcluir
  3. O projeto “Semente do Bem” tem por objetivo trabalhar valores éticos, reafirmando, no ambiente escolar, a necessidade de a Escola cumprir seu papel na educação, de formar cidadãos que possam melhorar a sociedade.

    ResponderExcluir