segunda-feira, 18 de maio de 2009

ATIVIDADE 2.6 - Execução da atividade planejada



A atividade elaborada na etapa anterior será realizada com todo o grupo de professores que a planejou. Se quiserem e puderem ter ainda outros colegas em sala acompanhando para contribuir com suas observações, melhor ainda.

O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla (ou os outros professores do trio) devem estar em sala como observadores, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam .

Se puderem tirar fotos para registrar com imagens, elas podem ser muito úteis, depois, para ajudar a analisar o que aconteceu.

Pontos que podem ser observados e anotados:

  • Como os alunos se envolvem?
  • Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade? A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
  • O que conseguem fazer e perceber?
  • Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
  • Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
  • De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da máquina ou mais colaboram
  • para o andamento do trabalho?
  • As duplas colaboram umas com as outras? De que forma? Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras?
  • Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a
  • proporção?
  • Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
  • Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos?
  • Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
  • Os equipamentos funcionaram a contento?
  • Os programas funcionaram a contento?

Depois de encerrada a atividade, os professores da dupla devem-se reunir em algum momento para analisar o que foi anotado, avaliar os ganhos que resultaram para a turma como um todo, e para cada aluno em particular. Quanto mais cedo isso ocorrer, mais vivos estarão na memória os fatos ocorridos.

Alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala:

  • A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade?
  • A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum?
  • O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou o uso do laboratório de informática?
  • Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma que transcorreu?
  • Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
  • Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
  • Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
  • Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
  • Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?
  • O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum
  • desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
  • A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela? Objetivos muito claros para cada tópico que esperam que os alunos abordem podem ajudar nisso.

2 comentários:

  1. Abigail, o relatório da atividade, está no blog: http://arteetecnologianaescola.blogspot.com/.
    Até mais,
    MLetícia

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me, Abigail, quis dizer o planejamento e a execução da atividade estão no blog.
    MLetícia

    ResponderExcluir