A atividade elaborada na etapa anterior será realizada com todo o grupo de professores que a planejou. Se quiserem e puderem ter ainda outros colegas em sala acompanhando para contribuir com suas observações, melhor ainda.
O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla (ou os outros professores do trio) devem estar em sala como observadores, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam .
Se puderem tirar fotos para registrar com imagens, elas podem ser muito úteis, depois, para ajudar a analisar o que aconteceu.
Pontos que podem ser observados e anotados:
- Como os alunos se envolvem?
- Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade? A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
- O que conseguem fazer e perceber?
- Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
- Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
- De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da máquina ou mais colaboram
- para o andamento do trabalho?
- As duplas colaboram umas com as outras? De que forma? Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras?
- Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a
- proporção?
- Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
- Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos?
- Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
- Os equipamentos funcionaram a contento?
- Os programas funcionaram a contento?
Depois de encerrada a atividade, os professores da dupla devem-se reunir em algum momento para analisar o que foi anotado, avaliar os ganhos que resultaram para a turma como um todo, e para cada aluno em particular. Quanto mais cedo isso ocorrer, mais vivos estarão na memória os fatos ocorridos.
Alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala:
- A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade?
- A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum?
- O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou o uso do laboratório de informática?
- Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma que transcorreu?
- Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
- Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
- Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
- Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
- Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?
- O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum
- desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
- A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela? Objetivos muito claros para cada tópico que esperam que os alunos abordem podem ajudar nisso.
Abigail, o relatório da atividade, está no blog: http://arteetecnologianaescola.blogspot.com/.
ResponderExcluirAté mais,
MLetícia
Desculpe-me, Abigail, quis dizer o planejamento e a execução da atividade estão no blog.
ResponderExcluirMLetícia