segunda-feira, 18 de maio de 2009

ATIVIDADE 2.9 - Vagando pela Wikipedia e Wikicionário



1. Abra a página inicial da Wikipédia que fica em http://pt.wikipedia.org

2. Veja que a primeira página traz uma coleção de informações, alguma delas bem instigantes e curiosas. O que é apresentado nessa página muda todo dia. Passeie por ela um pouco, veja se há algo do seu interesse.

3. Neste momento, enquanto estou escrevendo este texto consta na Wikipedia que são agora pouco mais de 400.000 mil artigos só na versão em português. Impressionante!

4. Agora tente procurar por algum verbete que tenha bastante significado na região onde você vive. Procure por nomes de pássaros, flores, comidas, danças, tipos de embarcação, formas de transporte. Procure pelo nome de uma cidade grande e por uma cidade bem pequena que conheça.

5. Você encontrou todos os termos que procurou? Estão bem definidos? Há diferenças importantes na forma como os verbetes estão definidos? Você poderia acrescentar algo a algum dos verbetes? Então cadastre-se na Wikipedia e o faça.

6. Abra a página inicial do wikcionário em português que fica em http://pt.wiktionary.org/wiki/Página_principal

7. Vagueie um pouco por ele, começando pela primeira página, para familiarizar-se com o ambiente. Repare que parece muito com o da Wikipédia. Veja a definição de alguns termos comuns para saber como aparecem e as diversas possibilidades que o ambiente oferece e sugere. Visite alguns substantivos, alguns verbos.

8. O verbete “casa” é bem ilustrativo porque simples e com muitas informações. Ali, por exemplo, na seção “Ver também” a expressão “casa-da-mãe-joana” foi inserida por mim. Na seção “fraseologia”, a expressão “casa da sogra” também foi inserida por mim. Se clicar no histórico da página poderá ver isso.

9. Repare que os verbos incluem, entre outras coisas, a conjugação completa.

10. Procure por alguns verbetes típicos da região em que você vive. Anime-se, faça seu cadastro no ambiente e acrescente algum verbete, amplie a definição de outros contribuindo com alguns sinônimos, algumas expressões regionais. Aproveite para colocar ali o que só alguém da região em que você vive, faria.

Um comentário:

  1. Abigail, se você visitar esta página http://pt.wiktionary.org/w/index.php?title=tosco&action=history, poderá ver a contribuição para essa atividade.
    MLetícia

    ResponderExcluir