segunda-feira, 27 de abril de 2009

ATIVIDADE 2.4: Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio.

O objetivo dessa atividade é fazer com que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos comentando a sua produção e com links para cada novo trabalho produzido. Esse trabalho será posteriormente enviado para a pasta Biblioteca/material do aluno, tema Portfólio, no ambiente e-proinfo.

Como estamos utilizando o blog até que a plataforma seja liberada, você irá produzir 3 documentos:
1) um portfólio no formato doc ou odt (salvo no seu computador)
2) o mesmo documento no formato html (salvo no seu computador)
3) uma postagem no seu blog

1. Crie um texto tendo como título Portfolio de Seu_Nome
2. Em seguida crie links para os trabalhos que você já fez neste curso.
3. Digite os seguintes textos, um em cada linha.
Quem é “Seu_Nome” (“Seu_Nome” é nome do cursista)
O que eu pesquisei e escrevi sobre hipertextos
Uma apresentação sobre vídeos
4. Selecione a expressão “sobre hipertextos”
5. Faça um link deste texto para a postagem o que produziu na semana anterior. O nome deve
ser unidade_2_percepcoes_ao_navegar_por_hipertextos_seu_nome
6. Agora a expressão que você havia selecionado, “sobre hipertextos”, deve aparecer sublinhada e em cor azul. Isso indica que ela é um hiperlink para outro documento.
7. Vamos prosseguir conectando essa página inicial de seu portfólio aos outros trabalhos que você já produziu. Selecione “quem é seu_nome” e faça link para o documento que criou no primeiro encontro presencial em que você fez sua apresentação.
8. Em seguida selecione a expressão “sobre vídeos” e faça um link para a apresentação que desenvolveu na unidade 1
9. Se há alguma página que você visitou e gostou especialmente, pode colocar um link aqui também. Escreva um título para o tópico com o assunto da página, digite um pequeno texto informando porque avalia que esta é uma página interessante de ser visitada e coloque, a seguir, o endereço da página.

Você tem agora uma página com estrutura de hipertexto que permite acesso à várias coisas que você fez neste curso. A idéia é que você volte a este documento sempre que produzir algo novo, fizer uma descoberta, criar uma forma de trabalhar ou qualquer outra coisa relevante que este curso lhe traga. O seu portfólio será uma história e a memória do que você vivenciou e aprendeu no curso.
10. Agora vamos salvá-lo de novo, mas no formato de página de HTML Clique no menu “Arquivo” e em “Salvar como” formato HTML. Esse último formato é o formato das páginas da Internet. Ao abrir esse documento verá que ele será aberto no navegador Internet de seu computador.

11.Para que possamos visualizar seu trabalho aqui no curso, vamos à última etapa: Crie uma nova postagem no seu blog, fazendo os links com as postagens das atividades referidas acima.

Um comentário:

  1. ótimo colega!
    vc está no caminho certo,
    quando achamos citações que explicam como fazer algo novo, entendemos que o mundo da educação esta em evolução para melhor
    parabéns, pode ter certeza de bons resultados

    ResponderExcluir