As tecnologias e as mídias ganham espaços no contexto da escola. Hoje, já faz parte das unidades
escolares a existência de biblioteca, sala de DVD vídeo, rádio, câmera digital, filmadora e computador.
Pontos de reflexão:
Como a escola lida com as novas tecnologias?
Como é a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu
cotidiano?
E como fica o processo de ensino e aprendizagem?
“As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las.
E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico”(Dowbor, L., 2001).
A escola ainda não lida com destreza com as novas tecnologias.
ResponderExcluirProfessores e alunos estão em fase de "namoro" com esta nova maneira de ensinar e aprender.embora possa-se notar um grande esforço tanto de um quanto de outro no sentido de adaptarem-se.
Carece ,entretanto, de um convencimento mais sólido com relação ás mudanças , visto que foram muitos anos de "cuspe e giz"
Será necessário um filtro de utilizações para que se obtenha sucesso e garantia de melhoria na educação pela itulização das tão discutidas tecnologias.
Estamos no início das transformações. Precisamos ainda de tempo para que os professores se juntem aos inovadores. Tudo que é novo assuta, por isso alguns ainda tem resistência às mudanças. Na atualidade temos que nos aprimorar porque senão ficaremos defazados.
ResponderExcluirAs tecnologias estão em nossas vidas faz tempo,
ResponderExcluirNão podemos continuar ignorando as TIC, pois nossos alunos já nasceram na era tecnológica.
A escola tem que mudar sua visão de ensinar, de achar que retem todos os conhecimentos e passar a olhar o aluno como um parceiro neste conhecimento.
As TIC estão tomando seu espaço, quer o professor queria ou não.
Não basta aprender a usar as TIC como ferramentas, tem que usá-las pedagogicamente, unindo a sala convencional com o LIE.
Preparando nossos alunos, para este novo mercado de trabalho que se apresenta.
Diante da grande quantidade de informações dispostas na rede e da facilidade que nossos alunos têm para acessá-las, a escola não pode ficar estagnada.É preciso que a escola se reestruture para acompanhar essa nova fase, é preciso planejamento para que ela seja viabilizadora do aprendizagem preparando o aluno para ser construtor de seu conhecimento.
ResponderExcluirA escola dos nossos dias esta sendo atropelada e bombardiada pelas novas tecnologias que estão simplesmente invadindo toda a humanidade.
ResponderExcluirNós não temos como fechar olhos para os novos avanços e tudo esta chegando cada vez mais rápido.
Cada vez mais se faz necessário para nós educadores a nos adequarmos as novas regras imposta pela huminidade no sentido de adptarmos as essas novas tecnologias e usarmos de forma mais proveitosa possível e somente usar porque elas existem.
SÉCULO XXI! GLOBALIZAÇÃO! NOVAS TECNOLOGIAS!
ResponderExcluirA escola está, a cada dia, aprendendo a lidar com as novas tecnologias. Passo a passo!
Meu ponto de vista é de que esta aprendizagem vinha ocorrendo até então, num ritmo bastante lento...a passos de tartaruga. MAS O AVANÇO TECNOLÓGICO OCORRE A PASSOS DE LEBRE!!! E das mais velozes!
Sinto que, de algum tempo pra cá, desde que foram criados o Proinfo, os NTEs... este cenário vem mudando aos poucos. Quando digo aos poucos, não me refiro ao trabalhos destes órgãos que mencionei acima, mas sim a nossa realidade enquanto professores, ainda tão resistentes as tecnologias de um modo geral.
Noto, porém, que a partir da instalação dos LIEs e dos notebooks que alguns dos professores receberam e outros estão em vias de receber, todos estão cada vez mais se ‘tocando’ de que não há mais como fugir disto.
Queiram ou não queiram, vão ter que perder o ‘medo’, deixar de lado a acomodação e mudar sua prática de ensino, senão correm o risco de ficar jurássicos tecnológicos e, de docentes passarem a pertencer ao corpo discente das escolas, visto que os alunos procuram pelas tecnologias onde quer que elas se encontrem: quer seja nas escolas, em suas casas, nas lanhouses espalhadas por aí... e estão antenados, acompanhando esta evolução contínua.
Sabemos que o ideal seria que eles pudessem usufruir das mesmas no ambiente escolar, para serem melhor orientados, aprendendo a usá-las proveitosamente.
Para concluir: Diante dessa constatação, o papel do professor é essencial para o uso das Novas Tecnologias como mais uma (rica e poderosa) ferramenta na sala de aula.
Cabe a nós então, sermos mais criativos e aceitarmos essas novas tecnologias e nos manter atualizados participando de cursos e nos reciclando a medida do possível.
O ideal é que, para isso, recebêssemos também todo o suporte do estado, pois o governo, desde o Municipal até o Federal, tem que valorizar mais a educação em nosso país. Enquanto nossos governantes maiores não ‘entenderem’ isso, pouco conseguiremos avançar.
Deixo uma sugestão aqui: Ler um artigo escrito por Jésus Beltran Llera, sobre A SOCIEDADE EM REDE, no site www.educarede.com.br, no link abaixo:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=664
Algumas escolas já utilizam as novas tecnologias, mas ainda falta bastante para que isso seja realidade em todos os estabelecimentos de ensino. É preciso que todos tenham acesso aos mesmos e que a comunidade escolar e fora dela percebam a importância de aprender e ensinar fazendo uso das tecnologias na educação.
ResponderExcluirvivemos em uma sociedade cada dia mais globalizada e as tecnologias estão tomando frente a cada dia, a comunidade escolar deve estar atenta a essas novas transformações e acompanhá-las, para melhor inserção nesta sociedade que se mostra cada vez vez mais excludente.
ResponderExcluirÉ indiscutível que estamos a viver uma época de rápido desenvolvimento das tecnologias informáticas e que as TIC beneficiam em geral todos os alunos. Relativamente ao impacto das TIC no contexto escolar e o facto de estarem ou não associadas ao contexto “commodity”, penso que o papel das TIC estará sempre dependente do modo como as organizamos e utilizamos. Como afirma R. C. Heterick [21]: "This is the time to separate confusions and self-deceptions from the truths, and to effect the real information technology revolution. The new technology is not in itself a revolution; the revolution is the diference that technology makes in how we organize, structure, and empower our lives and work places…".
ResponderExcluirNa sociedade de informação a aprendizagem é vista como um processo contínuo ao longo da vida. Deste modo, o papel do professor é ensinar os alunos a discriminar a informação necessária/importante das toneladas de informação supérflua que existem. Penso que no fim, Cabe a cada um de nós aceitar as novas tecnologias evitando assim uma certa "estagnação" na utilização das mesmas.
vivendo neste mundo tecnológico é necessário que adaptamos, conhecendo, nos informando nos interagindo com o progresso aprendendo através de situações vivenciais possibilitando uma visão maior ao nosso redor ampliando nosso potencial fazendo do desafio uma grande aprendizagem para a vida.
ResponderExcluirdiante da pesquisa e a liberdade de navegar nos sentimos muito importante junto a sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.
ResponderExcluir