segunda-feira, 16 de março de 2009

ATIVIDADE 1



Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “Quem sou como professor e aprendiz” e explicite seu relatO produzindo um pequeno texto, considerando as questões apresentadas abaixo.

Na produção desse pequeno texto, cada professor cursista tem a oportunidade de exercitar a capacidade de síntese para que possa ser lido pelos colegas. Também possa escolher dois ou três textos dos colegas para comentar.









Pontos de reflexão:

Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?
Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?
Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?
Ouço suas idéias?
Aprendo com os alunos?
Com os colegas?
Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê?
Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

Orientação didática:

1. Escrever o relato no Editor de textos cerca de 250 a 300 palavras.

2. Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.

Por exemplo: para esta atividade realizada pelo João Carlos Pereira, o nome do arquivo será: ativ-
1_joaocarlosp

Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O
traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.

3. Postar o arquivo desta atividade no seu blog com o título “Quem sou”.
4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, clicando nos links disponíveis na lista de blogs dos cursistas, para conhecer suas reflexões e relatos.
5.Deixe um comentário para seu colega, destacando os aspectos presentes no texto que lhe chamaram mais atenção e explique porque.

6- No ambiente eproinfo, poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno,
tema “Quem sou”.

7. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis
no acervo da Biblioteca, Material do Aluno, tema Atividade 1.1, subtema Quem sou, para conhecer suas reflexões e relatos.

8.Entre no Fórum Conhecendo a turma para deixar um comentário para seu
colega, destacando os aspectos presentes no texto que lhe chamaram mais atenção
e explique por quê.

4 comentários:

  1. Eu sou Denise, uma professora sempre pronta a aprender.Minha principal característica é humildade e dedicação.Humildade para assumir as minhas limitações e necessidades de estudar cada vez mais e dedicação para buscar recursos de aprendizagem.
    As novas tecnologias avançam a cada dia e nós professores, de acordo com nossas possibilidades, devemos tentar acompanhar, para que as nossas aulas possam estar em sintonia com os anseios de nossos alunos.Os recursos tecnológicos nos aproximam dos alunos, dinamizam nossas aulas e facilitam a compreensão.Não basta estar interada apenas com a disciplina do qual trabalhamos. Cada aula para mim é um momento especial, onde preparo e vejo a melhor maneira de abordagem,contextualizando sempre.Gosto do que faço e tenho orgulho da profissão que escolhi,mais tenho consciência de que devemos lutar sempre para a valorização de nossa classe.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Denise, quando diz que está sempre pronta a aprender, pois não devemos ficar paradas no tempo e no espaço. Devemos sempre procurar o que surge de novo.

    ResponderExcluir
  3. A vida de um professor é isso está aberto ao novo em constante procura, ser humilde saber que ele não é o detentor de todo o conhecimento, acompanhando tudo que possa enriquecer a sua vida escolar para tentar fazer de suas aulas um momento único, onde o aluno ao final fique com gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir