segunda-feira, 16 de março de 2009

ATIVIDADE 2 - Registrando a própria reflexão



A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão , registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

Orientação didática:

1. Faça uma nova postagem no seu blog, contendo sua reflexão.


NO AMBIENTE EPROINFO:
  1. Acesse o item Diário de Bordo.
  2. Selecione seu nome na listagem.
  3. Escreva sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo

3 comentários:

  1. Tirar uma escola do mundo analógico e inseri-la no mundo digital á que se precorrer um longo caminho.
    Até porque a sociedade durante milênios foi apenas oral.
    Mas, de repente com a revolução das comunicações , a começar pela televisão, o acesso a informações ficou democratizado, um verdadeiro "bigbang informacional".
    E, como o tempo é curto e mais rápido do que possamos imaginar, a escola, repentinamente, se viu tendo que escolher um dos 2 caminhos:continuar igualzinho há 30,40 anos e ficar marginalizada e desinteressante, ou optar por renovar-se, modernizar-se, inserir-se e estrtuturar-se tecnologicamente e assim criar novos espaçosde possibilidades a serem explorados diminuindo a distãncia entre o aluno e o conhecimento.
    O professor também se vê envolvido, arguido e solicitado neste novo processo educativo e precisa desenvolver habilidades que o torne competente para superar obstáculos e desafios que certamente encontra nas salas de aula.

    ResponderExcluir
  2. O papel do professor: guiar o aprendizado
    25 de março de 2009

    O professor Gilberto Soares: parceria com a internet
    LINKS RELACIONADOS
    • Escola do futuro | Quem vai ensinar - e o quê - ao aluno do século XXI
    • O novo aluno | Domínio tecnológico desafio pedagogia
    • O desafio da escola | Manter-se indispensável
    A facilidade com que os alunos interagem com a tecnologia também impôs uma mudança de comportamento em sala de aula. Hoje, já não é exclusividade dos mais jovens manter blogs, atualizar perfis em redes sociais ou bater papo com amigos na internet. A geração digital passou a exigir que o professor fizesse o mesmo - e ele está mudando pouco a pouco. Os motivos são claros. Em um mundo onde todos recorrem à rapidez do computador, nenhuma criança aguenta mais ouvir horas de explicações enfadonhas transcritas em uma lousa monocromática. "A tecnologia faz parte do cotidiano de todos os jovens. Os alunos esperam que o professor se utilize disso em sala de aula. Seu papel mudou completamente, mas continua essencial. Ele guia o processo de aprendizagem, sendo o elo entre o aluno e a comunidade científica", afirma Linda Harasim, professora da Universidade Simon Fraser, em Vancouver, no Canadá. Confira o perfil do novo professor.

    O problema é, justamente, adaptar a tecnologia ao conteúdo pedagógico. É consenso entre os especialistas que não basta apenas investir em laboratórios, salas multimídia e projetores de luz. Muitas escolas, mesmo aquelas que gastam rios de dinheiro em equipamentos de última geração, deixam de lado o treinamento dos professores. Sem mudança na metodologia, as novas ferramentas são subtilizadas. "Passamos praticamente uma década do novo milênio e nosso modelo educacional ainda reflete a prática dos séculos XIX e XX. A internet ainda é usada, geralmente, como tampa-buraco ou enfeite nas salas de aula tradicionais", acrescenta Harasim.

    O professor de informática Jean Marconi, de Brasília, acompanhou de perto a dificuldade imposta pelos novos recursos tecnológicos. Quando o colégio onde trabalha investiu pela primeira vez em equipamentos digitais, a direção não se preocupou em desenvolver um novo método de ensino nem capacitar os professores. Marconi aproveitou a formação em tecnologia da educação e propôs à escola treinar seus colegas. Hoje, segundo ele, todos já têm contato com as novidades e criam projetos para suas próprias disciplinas. "O colégio tinha a proposta, mas andava a passos lentos. Fui, então, de professor em professor despertando a curiosidade. Consegui que houvesse uma integração entre o conhecimento do educador e a tecnologia. Mas há alguns que ainda têm medo de mexer com essas ferramentas".

    Para a pedagoga Sílvia Fichmann, coordenadora do Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem (LINCA) na Escola do Futuro da USP, um dos motivos pelos quais os professores ainda resistem em utilizar a tecnologia é o receio de perder o posto de detentor único de conhecimento. "A internet rompeu com uma série de paradigmas. O professor, hoje, tem de se conscientizar de que não sabe tudo e precisa ser muito mais parceiro do aluno na busca pelo saber", afirma. Sílvia diz que não é fácil lidar com as novas ferramentas, mas cabe ao educador coordenar e orientar as tarefas. "O problema é que existem três tipos de professor: os que preferem o método tradicional, aqueles que não sabem utilizar a tecnologia e, finalmente, os que se adaptaram ao novo contexto. Eles convivem em uma mesma sala de aula, o que impede a adoção completa da tecnologia", completa.

    Lousa interativa - As novas ferramentas nunca preocuparam a professora de Ensino Fundamental Éride Rosseti (na foto ao lado), de São Paulo. Com 32 anos de magistério, a educadora assistiu a passagem do quadro-negro para o magnético e maneja, agora, sem problemas a lousa interativa, que permite salvar as tarefas feitas pelos alunos, além de exibir imagens, músicas e vídeos. Incentivada pelo colégio, ela participa de cursos de capacitação e é usuária da comunidade virtual da escola, na qual posta comentários sobre as aulas e exercícios de fixação. "Com a tecnologia, posso interagir com os alunos em tempo real. É uma forma de eles não se sentirem sozinhos quando estão fazendo a lição em casa. As crianças adoram e o professor tem de cumprir o papel social de abraças as novas tecnologias", diz.

    Criar um blog foi a alternativa encontrada pela professora de ciências carioca Andrea Barreto para incentivar o hábito da leitura entre seus alunos da rede pública. Sem recursos, ela criou um espaço virtual, no qual os jovens podem tirar dúvidas e participar das discussões feitas em sala de aula. "Percebi a necessidade de ensinar dentro desse novo contexto depois que vi o desinteresse dos alunos. Mesmo os alunos mais carentes acessam a internet das lan houses e isso aumentou o rendimento", observa.

    Mas a educação high-tech também oferece riscos, sobretudo devido à variedade de informação presente na web. Com a experiência de quem mantém um blog, tem conta no Orkut e usa diariamente o MSN, o professor de química Paulo Marcelo Pontes, de Recife, diz que não há como evitar que um aluno deixe de acessar bate-papo ou qualquer outra ferramenta disponível na rede. "Competir com isso traz mais desestímulo do que satisfação. O professor tem de produzir materiais e conteúdos que façam os estudantes participarem ou se interessarem pelo que está sendo divulgado", conclui.

    (Caio Barreto Briso, Kleyson Barbosa, Luís Guilherme Barrucho e Sofia Krause)

    LINKS PATROCINADOS
    Àgile Ti - EducacionalMelhor Software de Gestão Educacio
    nal do Brasil, desenvolvimento JAVA

    www.agileti.com.br

    Tecnologia EducacionalAprenda a projetar cursos online,
    materiais didáticos e treinamentos.

    www.livredocencia.com.br

    ResponderExcluir
  3. A escola moderna tem a necessidade de tentar acomponhar ou perseguir a velocidade de fórmula 1 das novas tecnologias e enquanto a escola possui velocidade de carretas.

    ResponderExcluir