segunda-feira, 16 de março de 2009

ATIVIDADE 3 - Educação e Tecnologia

Dando continuidade à reflexão sobre a temática em questão, assista à entrevista do Prof.
Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais
especificamente quando o autor se refere ao seguinte trecho:

“....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articulado os diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)

Orientação didática:

1. Assista ao vídeo com a entrevista de Ladislau Dowbor :


2.Deixe AQUI o seu comentário e leia e comente a contribuição dos colegas.

NO AMBIENTE EPROINFO:

No Fórum tema Educação e Tecnologia, registre suas idéias e conheça e comente a contribuição dos colegas.

22 comentários:

  1. O processo de informatização em nossa sociedade vem acompanhado da crescente utilização da informática também nas escolas. Estudos sobre o tema apontam, no entanto, que a formação do professor para a utilização da informática nas práticas educativas não tem sido priorizada tanto quanto a compra de computadores de última geração e de programas educativos pelas escolas, transparecendo a idéia de que os equipamentos sozinhos podem melhorar a qualidade das práticas educativas.

    O computador é uma ferramenta que pode auxiliar o professor a promover aprendizagem, autonomia, criticidade e criatividade do aluno. Mas, para que isto aconteça, é necessário que o professor assuma o papel de mediador da interação entre aluno, conhecimento e computador, o que supõe formação para exercício deste papel. Nem sempre é isto, entretanto, que se observa na prática escolar.

    O computador pode ser um instrumento útil no processo de ensino-aprendizagem quando o aluno, assessorado pelo professor (o que intensifica a relação professor-aluno), assume o controle da máquina, utilizando sua criatividade no uso ou elaboração de programas que atendam seus interesses e necessidades. Neste caso, o computador torna-se uma ferramenta de aprendizagem (e não uma máquina de ensinar) que pode auxiliar no processo de aprendizagem do aluno.
    Uma sala de aula equipada com computadores, TV, vídeo, aberta e livre ao diálogo, pode se transformar em uma oficina de trabalho, a partir do momento em que os estudantes forem desafiados a buscarem soluções para os problemas em colaboração entre os pares e com as facilidades disponíveis pelas tecnologias. Isto pode fazer com que os estudantes ganhem mais confiança para criarem livremente, sem medo de errar. Assim a sala de aula pode gerar uma grande equipe para produção e troca de idéias, um ambiente diferente do da sala de aula convencional, onde a fala e a projeção do pensamento passam a ter papel fundamental no processo de criação e na aplicação dos conteúdos adquiridos formalmente.

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  2. A introdução das Novas Tecnologias da Comunicação na escola pode significar uma possibilidade de transformar o processo de cópia, transmissão e imposição de conhecimentos prontos, próprios do modelo tradicional de educação, num processo dinâmico de estruturação, potencialização e fortalecimento de novas idéias; idéias que podem transformar a escola num espaço vivo de produção, recepção e socialização de conhecimentos. O computador e as redes de computadores na escola oportunizam que tanto alunos quanto professores percebam que a verdade e a universalidade próprias do modelo tradicional não são mais questões fundamentais; com a informática pode-se perceber que as informações veiculadas são sempre transitórias, perecíveis e refletem o estado atual de uma determinada situação; o conhecimento não é mais estático, encontra-se em metamorfose permanente.

    Para que essa possibilidade se efetive e possa-se atingir a tão falada "qualidade da educação" é imprescindível que todos os membros da comunidade escolar, em especial os professores, sejam envolvidos no processo e na discussão sobre os objetivos e as possibilidades da introdução do computador e das redes de computadores na escola, revisando e renovando conteúdos e procedimentos, de forma que uma nova lógica possa instaurar-se na escola.

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  3. “....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.

    Devemos pensar em uma escola menos conteúdista e mais preparada para o novo mercado de trabalho.

    A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articulado os diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)

    A escola deve também repensar sua postura, se lembrar que os alunos tem seus conhecimentos adquiridos fora dos muros da escola,sabendo respeitar e orientar estes conhecimentos.

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  4. Não se pode ignorar as tecnologias, elas estão presentes na escola, cabe ao professor assumir seu novo papel na educação.

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  5. Nossos alunos não são estáticos, pelo contrário, eles são extremamente dinâmicos e acompanham toda tecnologia oferecida neste século XXI. Talvez estejamos um pouco atrás, porque os avanços tecnológicos aconteceram de modo rápido e não acompanhamos até por falta de recursos financeiros. Mas os jovens dão sempre um jeitinho para estarem sempre conectados e por dentro de tudo. É preciso alavancarmos no mesmo rítmo para conquistarmos novo espaço junto aos nossos educandos.

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  6. O Professor Ladislau Dowbor nos faz uma "provocação", nos impele a assumir uma nova postura didática: é preciso mudar a metodologia. Em vez das "cabeças cheias", as "cabeças bem feitas"... na interação educação e vida, organizando, articulando esse cabedal de informações disponíveis nas novas tecnologias sendo o professor um intermediador desse processo. Fundamental é que esse professor se redescubra, se reorganize para que a sua experiência possa ser aplicada num processo de valorização do conhecimento.

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  7. Quando o professor Ladislau Dowbor cita que a escola deve adotar uma posição mais organizadora de conhecimentos do que lecionadora entendo que ele questiona a postura tradicional que a escola ainda assume muitas vezes quando deixa de lado conteúdos que podem ser trabalhados dentro de sala de aula de uma forma mais dinâmica e pertinente.

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  8. A escola da “Era Antiga” não cabe mais.
    Memorizações, descrições de fatos, situações fragmentadas, distantes da realidade, já não têm mais vez, diante das necessidades e exigências do mundo atual.
    A escola inovadora precisa auxiliar o aluno na busca de novas compreensões, idéias, ações criativas, e principalmente colaborativas diante da construção do conhecimento.
    A evolução acelerada das novas tecnologias possibilitou novas formas de organização de aulas dentro e principalmente fora da escola. Propiciando a interação, a integração e a construção colaborativa entre alunos e esta tão citada nova sociedade.
    Tenha a escola como mais um espaço de aprendizagem, e não o único.
    Acreditar que a escola é a solução para todos os problemas da sociedade é ilusório.
    Cabe a todos(pais, família, comunidade, sociedade e a escola) a sua parcela de contribuição para a formação do cidadão.

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  9. O Profº Dr. Ladislau Dowbor nos atenta para a necessidade de conhecimento em todas as áreas, pois lidamos com vários alunos que atuarão em diversas profissões.
    Cabe ao professor abrir espaço para o seu acesso a esses conhecimentos.
    Precisamos repensar em sentido mais amplo sobre a escola X educação. A questão não é apenas curricular, a escola deve ser mais articuladora desse processo de conhecimento e não ser simplesmente repetidora de informação.

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  10. O Profº Dr. Ladislau Dowbor nos atenta para a necessidade de conhecimento em todas as áreas, pois lidamos com vários alunos que atuarão em diversas profissões.
    Cabe ao professor abrir espaço para o seu acesso a esses conhecimentos.
    Precisamos repensar em sentido mais amplo sobre a escola X educação. A questão não é apenas curricular, a escola deve ser mais articuladora desse processo de conhecimento e não ser simplesmente repetidora de informação.

    http://janavieira-cursonormal.blogspot.com/

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. É muito interessante a maneira com que o Profº Ldislau Dowbor aborda a questão da escola em relação as tecnologias e o modo com vem atuando. Ele lembra muito bem que assim como a tecnologia tem sido uma grande aliada a outros segmentos - como a gricultura por exemplo - ela pode ser muito importante para a educação e será. Mas é claro que há uma grande necessidade que sejamos preparados nesse sentido para realmente obtermos uma educação de qualidade com uso das tecnologias.

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  14. O Prof.Dr.Ladislau Dowbor pontua a necessidade de repensar a escola, e que não basta fazer mudanças superficiais, mas é preciso ir mais a fundo. À escola cabe democratizar o ensino e expandir o conhecimento para além dos muros da escola. As tecnologias estão presentes em todas as áreas hoje em dia, e a escola não pode se distanciar disso. É preciso que nós professores estejamos abertos ao novo, principalmente quanto às tecnologias, buscando aprender e ensinar, tornando a escola um espaço no qual o conhecimento se amplie.

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  15. Sem dúvida, existe o fato de a escola estar "teorizando" em demasia e apenas "introduzindo" o aluno para o mundo ao seu redor como o Prof. Dowbor mencionou. Acredito que devemos realmente preparar nossos alunos para terem uma atitude mais autônoma e, por conseguinte, conseguirem enfrentar as situações de desafio que irão ter em sua vida familiar, social e profissional. Seria de extrema importância que os alunos estivessem em constante contato com as novas tecnologias, porém seria interessante que eles pudessem presenciar e vivenciar tais tecnologias em uso nos campos da sociedadde e, principalmente, no mercado de trabalho.
    Para se sentirem estimulados a desenvolverem seus conhecimentos e selecionarem as informações em meio a este "bombardeio informativo", os alunos precisam visualizar o "porque" e "para que" eles têm que aprender e assimilar certas informações. Somente assim, o real conhecimento será construído por parte doa alunos e, por consequência, eles farão bom uso das tecnologias e das informações que nós, professores, transmitimos e trabalhamos com eles.

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  16. Este comentário foi removido pelo autor.

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  17. Para termos uma escola menos lecionadora e esta se transforme em organizadora, parte do pressuposto que o governo tem a obrigação de proporcionar qualidade de vida ao professorado e ao alunado. Explicando melhor, é necessário reduzir o número de alunos por salas, imagina 40 a 45 alunos com 10 computadores realmente funcionando, isto quando à escola dispõe de um laboratório. É fundamental montar laboratórios de informática em todas as escolas, onde todos os computadores realmente funcionem, sala de preferência azulejada para evitar o mofo e umidade. Importante também que se doe aos professores notebooks e softwares que permitam utilizá-los em sala, ou que remunerem melhor este profissional, para que ele possa comprar este material e investir em capacitações. Concluindo, é instrumentando a escola e capacitando os professores, que deixaremos de ser meros reprodutores, para construirmos o conhecimento com o aluno.

    Leila Cristina N. L. Garrido.
    Salvador Bahia
    Escola Municipal Hildete Bahia

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  18. O profº Doubor em sua entrevista aponta diversos "problemas" vivenciados pela educação, problemas socio-economicos, grades curriculares que nao interagem com o cotidiano real da sociedade, acredito sim que é preciso repensar a escola e a educação, mas algumas mudanças estruturais basicas precisam acontecer, nao só na teoria, mas no cotidiano real da escolas. Acrescento aqui alguns questionamentos de situações viveciadas por mim e meus colegas.
    Como utilizar com mais qualidade recursos tecnologicos disponiveis na escola, com laboratorios de informatica com 10 computadores para turmas abarrotadas de alunos e com alto indice de indisciplina? Como fazer um planejamento com qualidade com uma carga horaraia de trabalho que reserva apenas 10 hrs de planejamento? e a vida pessoal do professor como fica? Acredito que a maioria dos profissionais da educação vivem hoje em função do seu trabalho. A educação realmente precisa ser repensada, estou aqui, hoje num feriado tentado dar conta deste curso, pois acredito que o professor precisa se qualificar.

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  19. No vídeo, o professor Ladislau Dowbor nos leva a repensar a escola como oganizadora e articuladora do processo de aprendizagem. A grande dificuldade na sociedade hoje, é selecionar as novas informações de maneira mais significativa, pois passa a exigir uma nova maneira de aprender dos alunos e consequentemente novas maneiras de ensinar dos professores. O professor deve cada vez mais refletir sobre suas práticas, centralizar suas metologias na educação para facilitar a aprendizagem dos alunos evitando continuar com as metologias tradicionas que podem levá-los ao fracasso escolar e ao atraso na evolução tecnológica.

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  20. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    A fala do Senhor Ladislau Dowbor, serviu para reforçar minha convicção de que a sala de aula seja um espaço para se planejar e distribuir as atividades, o espaço entorno incluindo tanto micro como macro deve ser o campo de atuação para a construção dos saberes. Meu sonho é ensinar fazendo. E promover o aprender num tempo menor, promovendo o prazer nesta atividade.

    Profª Iraceli Pereira Rosa

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  21. http://www.curso100horas.blogspot.com/2009/03/atividade-3-educacao-e-tecnologia.html

    Acredito que o pensamento do autor esta correto, uma vez que, a tecnologia está de forma acelerada entrando em nossas vidas e não podemos ficar parados no tempo,é importante acompanhar a evolução tecnológica de forma responsável. É nesse sentido que a escola teria como um dos objetivos, preparar os educandos para a utilização da tecnologia de forma correta..

    Ass. Ingrid Fernandes

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  22. "O Papel do professor na sociedade em rede"
    O autor fala do papel que o professor assumirá nesse novo contexto educacional que é o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e discute qual a melhor maneira de se tirar proveito dessa nova forma de aprender,também são abordados os papéis e responsabilidades assumidas por docentes e discentes.
    Fábio Malakian.

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