terça-feira, 17 de novembro de 2009

ATIVIDADE 4.8 - Compartilhando experiências



  1. Navegar no Portal do Professor, em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
  2. Clicar na opção Interação e Colaboração.
  3. Explorar as diferentes áreas abertas para a interação e colaboração: chats, blogs,
    seminário on-line e inovações interativas.
  4. Fazer um relato de sua experiência com projeto usando tecnologias no currículo na
    área intitulada Fórum “Como utilizar as tecnologias simples, gratuitas e interessantes na escola”. Em seguida, clique em Listar - Relato . Para descrever sua experiência é necessário inscrever-se no Portal.
  5. Ler os relatos postados nessa área, verificar se existem outros relatos a respeito do
    desenvolvimento de projetos curriculares com o uso de tecnologias e comentar aqueles
    que mais lhe chamaram a atenção.

ATIVIDADE 4.7 - Conceito de currículo e o processo de integração das tecnologias ao currículo



Após a leitura do artigo indicado na plataforma , apontar as idéias principais, buscando responder as seguintes perguntas :
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Registrar suas respostas com o uso de editor de texto e salvar o documento na pasta
“Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação, da seguinte
forma: ativ_7_seunome.
Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema
"Ativ-7 Conceitos_Curriculo e TIC”.
Ler e comentar as respostas de pelo menos dois colegas.

ATIVIDADE 4.6 - Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo



  1. Desenvolver o Plano de Aulas e registrar no Fórum “Relato de projetos de trabalho” as atividades desenvolvidas, as estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos, as tecnologias e mídias empregadas.
  2. Comentar os relatos registrados pelos colegas.
  3. Após a conclusão do projeto, analisar o previsto e o realizado, comparando o Plano de Aula com os relatos registrados no Fórum e fazer uma síntese das atividades desenvolvidas, principais estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos e tecnologias e mídias empregadas.
  4. Inserir no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” sua análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas.
  5. Reelaborar o Plano de Aulas em arquivo de texto.
  6. Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação, da seguinte forma: ativ_6_MariaJ.
  7. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Unidade-4",sub-tema "Ativ-6 Plano de aula reelaborado".
  8. Inserir o Plano de Aula reelaborado no Portal do Professor.
  9. Para melhor compreendermos o conceito de currículo e como as tecnologias se integraram ao currículo dos projetos desenvolvidos durante este curso, vamos refletir sobre as questões propostas nesta página, entre outras mais interessantes que vocês, com certeza, levantarão.

ATIVIDADE 4.5 - Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo



Levem em conta os pequenos lembretes da plataforma ao elaborar um Plano de Aula(s) para o desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos com o uso de tecnologias. Este Plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola, desde que se comprometam a desenvolver as ações de modo integrado.
  1. Explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola e identificar os recursos pedagógicos disponíveis.
  2. Elaborar o Plano de Aula(s) conforme roteiro disponível no Portal do Professor. Prever ações dos alunos no desenvolvimento de projetos de trabalho que têm os alunos como autores dos projetos.
  3. Registrar o Plano de Aulas em documento do editor de texto
  4. Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ_5_AntonioS.
  5. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema "Ativ-5 Plano de aula".
  6. Ler de comentar os planos postados por pelo menos 2 colegas.

ATIVIDADE 4.4 - Experiências com a integração de tecnologias ao currículo



Vamos agora trabalhar em pequenos grupos para conhecer experiências de uso de tecnologias integradas ao currículo vivenciadas pelos colegas.

Orientações:

  1. Escolher um representante do grupo para registrar a síntese das análises e atribuir um nome ao grupo. Por exemplo: Canela.
  2. Cada grupo vai debater sobre as experiências de seus membros relacionadas ao uso de tecnologias no currículo.
  3. Identificar, em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam.
  4. Registrar, em documento do editor de texto, a síntese das análises do grupo sobre as experiências.
  5. Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua
    identificação da seguinte forma: ativ_4_Canela
  6. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema: "Ativ_4 Síntese Integra TIC".

ATIVIDADE 4.3 - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula



Você já vivenciou uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula?
Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula? Nessa atividade, cada participante deverá descrever uma experiência vivenciada ou conhecida de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias.
  1. Elabore um texto descritivo no Editor de textos do BrOffice, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Responda as questões:
    • Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
    • Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
    • Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
  2. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua
    identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.


    Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres
    especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é
    aceito pelo computador como uma letra comum.


  3. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4",
    sub-tema: "Ativ_3 Socializando Experiência com Projeto".
  4. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas disponíveis no acervo da Biblioteca do
    Material do Aluno
    , para conhecer suas reflexões e relatos.

ATIVIDADE 4.2 - Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias



Nessa atividade, cada participante deverá explicitar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação que poderá trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Ao mesmo tempo, também conhecerá as características apontadas pelos colegas do curso, criando, com isso, uma rede de reflexão coletiva da turma.
  1. Entre no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias” para explicitar as características das tecnologias de informação e comunicação que podem trazer significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica.
  2. Leia as características apontadas pelos colegas e comente-as, escrevendo suas contribuições para a reflexão coletiva.

ATIVIDADE 4.1 - Pensando sobre as possíveis mudanças



Considerando as questões colocadas na postagem anterior , identifique as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem.
  1. Componha dois grupos na turma (grupo A e grupo B), sendo que o grupo A ficará responsável por construir argumentos relacionados às possíveis mudanças na forma de o aluno aprender, e o grupo B, responsável por argumentar sobre as possíveis mudanças das estratégias de ensino.
  2. Organize subgrupos menores, de 3 a 5 componentes, em cada um dos grupos A e B, para identificar aspectos de mudança e apontar os argumentos que justificam ser determinado aspecto uma possível mudança.
  3. Registre em papel os aspectos e respectivos argumentos de cada subgrupo.
  4. Faça um debate coletivo colocando, de um lado, os participantes do grupo A, e de outro, os do grupo B.
  5. Elabore uma síntese, a partir do debate entre os grupos A e B.

UNIDADE 4 - Currículos, projetos e tecnologia




Nesta última unidade do curso nos dedicaremos a práticas de integração de tecnologias ao currículo, em especial, ao desenvolvimento de projetos de trabalho, a partir dos quais dialogaremos sobre os conceitos de currículo, projetos e outros relacionados à integração de tecnologias ao currí­culo ou que possam emergir no andamento das atividades.


Vamos analisar como essa integração pode se efetivar na prática pedagógica com projetos de trabalho.

Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?