sexta-feira, 22 de maio de 2009

Criando hiperlinks


Para criar hiperlink em suas postagens, faça da seguinte maneira:
  • Quando estiver digitando sua nova postagem, selecione a palavra ou frase  que funcionará como link (em que deverá aparecer a mão);
  • Na barra de formatação da nova postagem, entre o ícone T (cores do texto) e o icone de alinhamento à esquerda, aparece o ícone Link (2 elos de corrente entrelaçados); clique nele;
  • Na janela que se abre, digite o endereço da página que você deseja exibir e clique em OK. (O endereço deverá ser completo, começando por http://

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Para concluir a Unidade



LEITURA RECOMENDADA


ATIVIDADE 2.9 - Vagando pela Wikipedia e Wikicionário



1. Abra a página inicial da Wikipédia que fica em http://pt.wikipedia.org

2. Veja que a primeira página traz uma coleção de informações, alguma delas bem instigantes e curiosas. O que é apresentado nessa página muda todo dia. Passeie por ela um pouco, veja se há algo do seu interesse.

3. Neste momento, enquanto estou escrevendo este texto consta na Wikipedia que são agora pouco mais de 400.000 mil artigos só na versão em português. Impressionante!

4. Agora tente procurar por algum verbete que tenha bastante significado na região onde você vive. Procure por nomes de pássaros, flores, comidas, danças, tipos de embarcação, formas de transporte. Procure pelo nome de uma cidade grande e por uma cidade bem pequena que conheça.

5. Você encontrou todos os termos que procurou? Estão bem definidos? Há diferenças importantes na forma como os verbetes estão definidos? Você poderia acrescentar algo a algum dos verbetes? Então cadastre-se na Wikipedia e o faça.

6. Abra a página inicial do wikcionário em português que fica em http://pt.wiktionary.org/wiki/Página_principal

7. Vagueie um pouco por ele, começando pela primeira página, para familiarizar-se com o ambiente. Repare que parece muito com o da Wikipédia. Veja a definição de alguns termos comuns para saber como aparecem e as diversas possibilidades que o ambiente oferece e sugere. Visite alguns substantivos, alguns verbos.

8. O verbete “casa” é bem ilustrativo porque simples e com muitas informações. Ali, por exemplo, na seção “Ver também” a expressão “casa-da-mãe-joana” foi inserida por mim. Na seção “fraseologia”, a expressão “casa da sogra” também foi inserida por mim. Se clicar no histórico da página poderá ver isso.

9. Repare que os verbos incluem, entre outras coisas, a conjugação completa.

10. Procure por alguns verbetes típicos da região em que você vive. Anime-se, faça seu cadastro no ambiente e acrescente algum verbete, amplie a definição de outros contribuindo com alguns sinônimos, algumas expressões regionais. Aproveite para colocar ali o que só alguém da região em que você vive, faria.

ATIVIDADE 2.8 - O pôster



A função do pôster será dar suporte à apresentação de vocês para os colegas no encontro presencial. Dele devem constar os aspectos mais gerais do trabalho. É como se fosse um resumo ilustrado e ilustrativo do trabalho de vocês. Ao criá-lo, vocês vão exercitar principalmente sua capacidade de síntese, apresentar em muito poucas palavras os aspectos centrais e mais importantes do que experimentaram.

Devem usar sempre frases curtas, quase como se fossem manchetes de um noticiário. No dia do encontro, vocês vão apresentar, de viva voz, para os colegas, seu trabalho, usando o pôster como apoio e memória.Podem usar imagens e fotos se desejarem, mas lembrem-se de escolher as mais significativas, que apresentem ou ilustrem de forma especial algum fato importante ocorrido ou algum resultado significativo.

ATIVIDADE 2.7 - O registro digital da experiência



Após a execução da atividade elaborada na etapa anterior, relate o processo explicitando o que aconteceu, como vocês planejaram e o que precisaram modificar pelas imposições da prática. Publique o documento no seu blog.

Sugestão de pontos a serem descritos:

1. Descrição do projeto com seus objetivos, etapas, recursos necessários etc, exatamente o documento que foi criado durante a segunda semana descrevendo o projeto com as correções e adaptações que tenha sofrido desde então.

2. Características da turma em que foi experimentado: série, disciplinas envolvidas, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram, quantos professores e qual o papel de cada um.

3. Descrição de como se desenvolveu. Aqui entram, possivelmente, fotos que tenham tirado,depoimentos dos alunos dizendo o que acharam do projeto, o que avaliam que aprenderam com a atividade. Depoimentos de outros professores que tenham acompanhado e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.

4. Resultados obtidos: aonde chegaram os alunos. Desenvolveram as competências e os conhecimentos que vocês esperavam? Quais? Quais objetivos esperados não foram atingidos? Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram? Aqui, como no ítem anterior, pode ser uma boa idéia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram para ilustrar e confirmar o que afirmam.

5. Conclusões: o que aprenderam vocês como o desenvolvimento do projeto? De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento de vocês? Que outras atividade podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nesta experiência? De alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais?

6. Bibliografia e webliografia: os textos, sites, páginas da internet que os ajudaram a planejar o que planejaram, a fundamentar e analisar o ocorrido.

ATIVIDADE 2.6 - Execução da atividade planejada



A atividade elaborada na etapa anterior será realizada com todo o grupo de professores que a planejou. Se quiserem e puderem ter ainda outros colegas em sala acompanhando para contribuir com suas observações, melhor ainda.

O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla (ou os outros professores do trio) devem estar em sala como observadores, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam .

Se puderem tirar fotos para registrar com imagens, elas podem ser muito úteis, depois, para ajudar a analisar o que aconteceu.

Pontos que podem ser observados e anotados:

  • Como os alunos se envolvem?
  • Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade? A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
  • O que conseguem fazer e perceber?
  • Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
  • Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
  • De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da máquina ou mais colaboram
  • para o andamento do trabalho?
  • As duplas colaboram umas com as outras? De que forma? Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras?
  • Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a
  • proporção?
  • Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
  • Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos?
  • Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
  • Os equipamentos funcionaram a contento?
  • Os programas funcionaram a contento?

Depois de encerrada a atividade, os professores da dupla devem-se reunir em algum momento para analisar o que foi anotado, avaliar os ganhos que resultaram para a turma como um todo, e para cada aluno em particular. Quanto mais cedo isso ocorrer, mais vivos estarão na memória os fatos ocorridos.

Alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala:

  • A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade?
  • A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum?
  • O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou o uso do laboratório de informática?
  • Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma que transcorreu?
  • Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
  • Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
  • Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
  • Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
  • Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?
  • O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum
  • desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
  • A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela? Objetivos muito claros para cada tópico que esperam que os alunos abordem podem ajudar nisso.